quarta-feira, 19 de junho de 2013

Facilitando as mudanças.


Porque as mudanças são tão difíceis?

Pessoas não costumam lidar bem com mudanças, essa é uma verdade absoluta. É sabido que um dos grandes motivos para implantação do ITIL, Cobit, ISO, falharem é pela falta de aceite dos colaboradoes.

Quem nunca se perguntou: porque tenho que usar a nova versão do Microsoft Office se esta atende as minhas necessidades? Mas logo que começam a conhecer o novo programa ficam felizes pela gama de novas possibilidades.

Certa vez, foi me permitido identificar e resolver uma rede de computadores que faziam os usuários sofrerem com constante lentidão, usei o Wireshark e identifiquei um excesso de protocolos desnecessários traficando pela rede, e ainda, o gateway que havia sido configurado para uma filial estava subutilizado, pois a saída padrão estava no gateway da matriz, para alcança-lo, era necessário que quase todos os computadores da filial passassem por um link de 4 Mb. Então realizei o planejamento completo para resolver esta falha, tivemos o aceite de 4 dos 5 colaboradores envolvidos, o último, temia a mudança, tanto que colocou o servidor que precisava de uma tensão de 220Vts numa tomada 110Vts.

Então, meu amigo, se você percebe que uma mudança é necessária, não poupe esforços para garantir a aceitação do cliente, motive seus colaboradores, mostre o quanto são importantes para o sucesso da operação, treine os funcionários com os novos recursos, tenha como alvo não o aceite, mas o desejar dessas pessoas pela mudança que será implantada.

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